Nossa História

O Sonho de uma Vida…

Nenhum começo é fácil, não é verdade?! O nosso também não foi!!!

Por grande parte da minha vida trabalhei como marceneiro de forma informal, na garagem de casa, com uma serra esquadrejadeira antiga e fazendo toda a colagem de borda manualmente. Conseguia entregar, no máximo, dois trabalhos por mês, meu tempo era extremamente corrido, mesmo contando com um ajudante na marcenaria. Entre o início do orçamento até fechar o serviço eram de 3 a 4 visitas ao cliente… Depois… Ah, depois era aguardar o material, que quase sempre era entregue com atraso, e só então cortar todo o móvel, achar um frete e ir para a montagem, na qual sempre havia imprevistos e nós perdíamos minutos preciosos esperando ser atendidos em uma loja perto do local de montagem.

E o mês acabava… Eu trabalhava duro… E no final, ganhava só o suficiente para sobreviver.

Enfim, muito trabalho, falta de tempo e reconhecimento… Afinal, nem sempre recebia um bom atendimento das revendas, pois era um marceneiro pequeno de garagem.

Comecei então a sonhar em fazer alguma coisa diferente, um dia passou pela minha cabeça em ter uma revenda e atender marceneiros, que como eu, gostariam de ser mais que um cliente. Queria ser um parceiro, queria que alguém visse as minhas dificuldades. Mas isso era tudo um sonho… Como disse, antes, a grana era muito curta, curta mesmo! Montar uma revenda demandava um custo alto e no primeiro momento me parecia algo muito além da minha capacidade. Mas quando sonhamos, algo ascende dentro de nós e em vez de ficar pensando na impossibilidade desse sonho foquei em tentar achar uma solução.

Quer saber o meu primeiro passo? Fiz uma pequena compra de parafusos e comecei a visitar meus colegas, de carro percorria várias marcenarias para vendê-los, sem deixar de lado o trabalho na marcenaria.

E quando você sonha e acredita nos seus sonhos, tudo conspira a favor…

E eis que, fechei um ótimo serviço, no qual virei noites para entregar o mais rápido possível, já havia percebido que quanto mais rápido entregasse, melhor era o lucro.

Finalmente meu sonho começou a ganhar forma… Consegui R$ 15.000,00 e aluguei outra garagem de 9m² (3x3m), onde nasceu meu sonho: COMPENSADOS BAIRRO NOVO.

Fiquei tão feliz que nem se quer percebi que tinha sido o início de muitas dificuldades, mas eu estava determinado.

As primeiras compras foram bem difíceis… Os fornecedores não acreditavam que eu conseguiria pagar e o dinheiro que tinha não era suficiente para comprar à vista. Para conseguir o meu primeiro Truck de MDF branco tive que recorrer a um empréstimo bancário, só assim pude seguir em frente. Muitas vezes, comprava ferragens e MDF madeirado de outras revendas e atendia meus poucos clientes. Comecei a cortar e colar borda para alguns marceneiros que traziam suas chapas. Trabalhava de dia na loja e a noite na garagem de casa. Cortava e fitava as peças com aquela esquadrejadeira velha para entregar no dia seguinte. Sempre mantendo a mesma qualidade, o acabamento perfeito e o corte preciso, por conta disso comecei a ganhar mais parceiros.

Comprei meu primeiro veículo para entrega, uma F-100 vermelha muito velha, que mal andava, mas foi com ela que segui em frente.

Assim fui andando um dia de cada vez, de empréstimo em empréstimo. Com Deus colocando em meu caminho pessoas abençoadas que sem eu saber bem o porquê me ajudaram e acreditaram em meu sonho, e enquanto uns me ajudavam outros apostavam quanto tempo eu iria durar antes de fechar as portas, mas o que eles não sabiam é que eu sou um marceneiro determinado. Sim, eu sou! Porque uma vez marceneiro, isso fica dentro da gente e ainda hoje me vejo assim um marceneiro empresário.

Se for contar aqui cada dificuldade que passei, quantas foram as vezes que deu tudo errado, quantos foram os dias que fiquei exausto por descarregar no braço os caminhões de MDF, muitas vezes o desanimo era quase maior que minha determinação.

Estava trabalhando tanto que nem se quer me lembro como ou quando as coisas começaram a ficar mais fácil. Mas elas ficaram! Aluguei um ponto maior, já tinha 2 pessoas na minha equipe. Aos poucos consegui abrir mais 4 pequenas lojas e mais pessoas abençoadas entraram em minha vida. Hoje tenho uma equipe maravilhosa de 36 pessoas que me ajudam.

Troquei a F-100 por um caminhão de verdade. Comprei uma seccionadora novinha, coladeira, empilhadeira, já me mudei umas 3 vezes por conta que o espaço foi ficando pequeno demais para meu sonho.

E ainda hoje, acordo todos os dias pensando em maneiras de agilizar a vida dos meus colegas marceneiros, continuo matando vários leões por dia e agradecendo sempre minha equipe e aos meus parceiros, não gosto de chamá-los de clientes, pois essa palavra não representa a importância que cada pessoa que entra em minha loja tem para mim.

Jamais vou esquecer de todas as pedras que pulei durante o caminho e de quantas ainda terei que desviar, mas vou continuar caminhando.

Depois de se passarem quase 10 anos, meu lugar favorito ainda é a produção. Cuidar pessoalmente da qualidade do serviço que vou entregar aos marceneiros para que ele também entregue seu serviço mais rápido e tenha mais lucro.

Gratidão

Célio Antônio Rodrigues

OBS.: Daqui mais 10 anos conto a continuação desse sonho.

Vamos Trabalhar Juntos!

Se tem alguma dúvida ou deseja conhecer melhor nossa parceria, entre em contato através de um de nossos canais de comunicação.