Os Conselhos que não segui…

 

Ah se eu pudesse voltar o tempo… Faria tudo diferente!!! Teria uma postura diferente… Viveria diferente… E com toda certeza… Minha marcenaria seria diferente!!!

Quando resolvi montar minha marcenaria estava tão empolgado, tão feliz… Já tinha pequenos pedidos antes mesmo de ter as máquinas… Isso para mim era sensacional… eu tinha certeza que tudo daria muito certo…

Fui ao banco e peguei um pequeno empréstimo, apenas para pagar os primeiros meses de aluguel do barracão e dar entrada no maquinário, afinal era só a entrada porque as parcelas e o empréstimo eu pagaria com os projetos que já estavam entrando…

Tudo parecia um sonho… A realização do meu sonho… Quando de repente…

Eu, sozinho, não consegui dar mais conta dos projetos, precisava sair para fazer novos negócios, novos orçamentos… E cada vez que eu saia… Tudo parava… E assim atrasava o meu cronograma de entrega…

Era preciso contratar um ajudante… Alguém que fosse bom… Mas ao mesmo tempo que não cobrasse muito, pois o dinheiro que recebia, mal dava para pagar o aluguel do barracão, o empréstimo e as contas de casa e da marcenaria.

Eu sempre me aconselhava com o dono da revenda onde comprava, que já havia sido marceneiro antes de abrir a loja… E em uma das nossas conversas ele comentou que quando as coisas apertavam na marcenaria dele, ele recorria à terceirização de serviço (principalmente de corte e colagem de fita), e aquilo nunca me soava bem… Afinal que tipo de marceneiro era aquele que não fazia os próprios móveis?! E mesmo ele me mostrando todas as vantagens eu não conseguia acreditar que aquilo era uma coisa boa…

Eis que finalmente entrou o pedido dos meus sonhos… Junto com um apartamento decorado consegui fechar mais 5 apartamentos em um prédio que o dono da construtora já era meu cliente… Finalmente ia conseguir ter o reconhecimento que tanto esperava e junto com isso o meu financeiro iria sair do vermelho.

Mas… Tudo que é bom dura pouco… E o prazo que me deram era completamente incompatível com a minha estrutura… Daí lembrei-me do que meu amigo, dono da revenda, havia falado sobre a terceirização e aquilo me martelava por dias e dias…

Então resolvi…

Vou testar essa tal terceirização, mesmo achando que isso não era certo… Mesmo tendo aquele sentimento de que não seria o meu trabalho…

Fui à loja do meu amigo… Aceitei o desafio de fazer os cortes, fitagem e ele ainda me deu as furações para eu testar o serviço por completo…

Os valores ficaram bem próximos aos que eu teria se fizesse na minha marcenaria, mas o prazo que ele me prometeu era surreal… 10 dias… Como assim 10 dias, para cortar todos os 6 projetos?! Isso era impossível…

No 8º dia eles me ligaram e pediram para ir à loja… Logo pensei… Claro… Vão pedir um prazo maior… Eu sabia… É impossível fazer esses projetos em tão pouco tempo!!!

Não, não era impossível… Quando cheguei à loja fui levado a produção e para a minha surpresa… Todas as peças estavam cortadas, fitada, furadas e etiquetadas!!!

Eu não podia acreditar… Eu não acreditava que aquilo era possível e também não acreditava como perdi tempo e dinheiro pensando de uma forma tão tradicional e ultrapassada…

Hoje quase todos os meus projetos utilizo os serviços dele, o tempo que me sobra utilizo para conquistar mais clientes e cuidar da minha família…

E se eu pudesse voltar atrás… Teria feito isso desde o início!!!